exotoxina - meaning and definition. What is exotoxina
Diclib.com
ChatGPT AI Dictionary
Enter a word or phrase in any language 👆
Language:

Translation and analysis of words by ChatGPT artificial intelligence

On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:

  • how the word is used
  • frequency of use
  • it is used more often in oral or written speech
  • word translation options
  • usage examples (several phrases with translation)
  • etymology

What (who) is exotoxina - definition


exotoxina         
(cs) sf (exo+toxina) Med Toxina segregada por um microrganismo para dentro do meio. Por filtração, pode ser obtida separadamente do organismo secretor, sem destruí-lo.
Exotoxina         
Exotoxina é uma substância química solúvel que inclui enzimas citolíticas e proteínas que se ligam a receptores, alterando a função da célula e acarretanda sua morte. É excretada por microorganismos(bactérias).
Toxina eritrogénica         
ou exotoxinas pirogénicas estreptocócicas são toxinas secretadas por vários tipos da bactéria Streptococcus pyogenes.

Wikipedia

Exotoxina

Exotoxina é uma substância química solúvel que inclui enzimas citolíticas e proteínas que se ligam a receptores, alterando a função da célula e acarretanda sua morte. É excretada por microorganismos(bactérias). É o tipo de toxina liberada por bactérias para a corrente sanguínea. A exotoxina é libertada com o metabolismo e crescimento da bactéria, tendo efeitos gerais e não causando febre. No entanto, causa efeitos que variam desde diarreia, perda da função neuronal e morte. É necessária pouca quantidade para causar grande dano por ser muito tóxica. São sensíveis à temperatura e possuem uma baixa atividade entre os 60º-80ºC.

A exotoxina é um dos componentes das bactérias Gram-Positivas e Gram-Negativas possuindo caráter patogênico.

Existem 3 tipos de exotoxinas: citotoxinas, enterotoxinas e neurotoxinas. A citotoxina mexe e destrói a célula alvo, destruindo suas funções, a enterotoxina age sobre as células de revestimentos gastrointestinais e a neurotoxina interfere nos impulsos nervosos .